MOSCAS DOMÉSTICAS

Mosca doméstica - Musca domestica

São insetos de distribuição mundial, não sendo encontradas apenas nas regiões polares. Moscas pertencem à Ordem Díptera, assim como os mosquitos. Os organismos que fazem parte desta Ordem são caracterizados pelo tamanho reduzido das asas traseiras (usadas como órgãos de equilíbrio) e pela proeminência das asas dianteiras. Além disso, sofrem metamorfose completa, passando pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto.

Muitas espécies de moscas agem como vetores de micro-organismos patogênicos para pessoas e animais. A mosca doméstica é a espécie mais comum em ambientes urbanos. Ela tem grande importância como vetor mecânico, veiculando os agentes patogênicos em seu corpo e transmitindo doenças como salmoneloses, enterites, disenterias amebianas, hepatites conjuntivites, lepra, verminoses, entre outras enfermidades.

É uma espécie não-hematófaga que apresenta tromba mole e coloração acinzentada com faixas claras e escuras no tórax e abdômen amarelado. O aparelho bucal desta mosca só permite a ingestão de alimentos líquidos ou semilíquidos, então elas regurgitam sua saliva fortemente enzimática para liquefazer alimentos sólidos. Moscas domésticas costumam ser mais ativas nas horas mais quentes do dia, podem voar por grandes distâncias e pousam preferencialmente sob superfícies estreitas e longas como, por exemplo, fios elétricos.

A cada postura, uma fêmea pode produzir de 120 a 150 ovos, que levam cerca de 8 à 24h para eclodir de acordo com as condições ambientais. O estágio larval dura cerca de três a quatro dias. Neste período, se alimentam de bactérias e leveduras. A duração do estágio pupal é de três a quatro dias, em locais que apresentam altas temperaturas e baixas umidades. No dia seguinte à cópula, as moscas adultas estão prontas para a desova. Elas localizam o local de postura através dos órgãos olfativos situados nas antenas, pois o odor liberado pela matéria orgânica em decomposição é atrativo para as moscas. Os ovos são depositados em locais onde há matéria orgânica em decomposição, como por exemplo: lixo orgânico, esterco fresco, dejetos animais esgoto, resíduos vegetais de jardins, gramados e praças, etc.

Métodos de prevenção

Basicamente previne-se uma infestação de moscas adotando-se medidas culturais, tais como: Colocação de telas em portas e janelas, portas automáticas, cortinas de ar, armadilha luminosa, armadilhas de eletrocussão, manutenção do lixo em sacos plásticos ou latas de lixo bem fechadas, e manter os alimentos tampados.