PULGAS

Principais espécies: Ctenocephalides canis e Ctenocephalides felis – são pulgas cão e do gato, Pulex irritans - pulga do homem, Tunga penetrans – “bicho-de-pé” são pulgas do porco, homem, cão e gato, Xenopsylla cheopis – pulga dos ratos.

São insetos ectoparasitas de mamíferos e aves. São pequenas (de 1 a 8 mm), de cor escura, excelentes saltadoras e seu ciclo de vida possui quatro fases distintas: desenvolvem-se por metamorfose completa, ou seja, do ovo nasce a larva, que se transforma em pupa; da pupa sai a pulga adulta. A fêmea precisa ingerir sangue para que seus ovos possam amadurecer.

As pulgas são pequenos insetos sem asas que podem parasitar pessoas a animais. A ação de inseticidas ocorre sobre as larvas e adultos, pois os ovos e as pupas são praticamente impermeáveis. As pupas podem esperar por mais de um ano por sinais da presença de hospedeiros, como calor corporal e vibrações. As pulgas adultas podem ficar sem alimentação por alguns meses. Os adultos consomem sangue de aves ou mamíferos. Além de causar coceira e alergias, podendo transmitir várias doenças.

Prevenção

  • Coloque sempre uma toalha limpa onde seu animal dorme e lave-a uma vez por semana. Esta é a melhor forma de prevenir uma infestação de pulgas, pois os ovos depositados no hospedeiro caem no ambiente. Assim, eles seriam periodicamente descartados.
  • Se o piso da casa for de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo para pulgas no ambiente.
  • Lave periodicamente os tapetes e capachos para evitar novas infestações.
  • As casas devem ser limpas pelo menos uma vez por semana, com o auxílio de um aspirador de pó. Desta maneira evita-se o acúmulo de poeira nos tapetes, tacos e outros locais.
  • IMPORTANTE:

    Descarte ou queime o filtro do aspirador após a limpeza pois as larvas das pulgas podem eclodir dos ovos coletados por ele ou pulgas adultas podem emergir de suas pupas e reinfestar o ambiente.

  • Evite armazenar areia ao redor da residência por períodos longos.
  • Pode a grama e faça limpeza periódica de quintais e jardins para evitar ambientes úmidos e adequados ao desenvolvimento das larvas.