FORMIGAS URBANAS

Principais espécies: Tapinoma melanocephalum, Wasmania spp., Brachymyrmex spp., Monorium pharaonis, Monomorium floricola, Paratrechina longicornis, Solenopsis spp., Camponotus spp.

No Brasil tem aproximadamente 2000 espécies, sendo que de 20 a 30 são consideradas pragas urbanas. As formigas pertencem à ordem Hymenoptera, mesmo grupo das abelhas e vespas.

Formigas são insetos que vivem em colônias onde cada indivíduo tem uma função diferente. Adaptaram-se a viver dentro de residências e outras áreas urbanas pelo seu pequeno tamanho e alta capacidade de se reproduzirem, pois, em uma colônia, podemos encontrar centenas de rainhas (que se reproduzem ao longo da vida toda). De maneira geral, os ninhos das formigas urbanas podem ser construídos sob azulejos, batentes de portas, pisos, em cavidades de troncos de árvores e ou diretamente no solo.

Manter os ambientes limpos e livres de alimentos disponíveis, além de eliminar falhas em estruturas que servem de abrigo, auxiliam na eficácia do controle.

  • As formigas atacam alimentos deixados sobre as mesas, pias e dentro de armários. Algumas ainda podem picar e provocar alergias.
  • Além disso, elas podem danificar aparelhos eletrônicos, fazendo seus ninhos dentro deles e ocasionando curtos-circuitos.
  • Nos hospitais, podem contaminar materiais, pois carregam bactérias em seus corpos.
  • Nas cozinhas, as formigas são perigosas, pois entram em contato com o lixo e contaminam os alimentos e os locais por onde passam.